domingo, 21 de fevereiro de 2010

QUAIS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL DENTRO DA SALA DE AULA

QUAIS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL DENTRO DA SALA DE AULA


por ANGELLA LEMOS - nuvemixirica@ig.com.br

Foge ao controle do professor a heterogeneidade da classe em relação a culturas e valores que são refletidos em atitudes e posturas que “contaminam” toda a sala de aula, tanto professor quanto aluno. Em conseqüência, professores apresentam aparência cansada e angustiada, pois não conseguem alcançar seus objetivos pelo tempo que perdem chamando a atenção ou separando alunos que se agridem. Os alunos apresentam dificuldade na aprendizagem, atitudes impróprias, dificuldade de concentração. Essa situação gera conflitos no ambiente escolar.

Preocupada com essa situação, a escola busca projetos que ajudem tanto o professor quanto o aluno. Esse programa tem por objetivo desenvolver no professor e no aluno os valores humanos, morais, éticos, emocionais e espirituais. Sabe-se que o caráter molda o indivíduo. Por esse motivo é primordial despertar a capacidade de lidar com as próprias emoções, assim estimulando a espiritualidade, a auto-análise, o autocontrole, auto-motivação, auto-estima e a capacidade de conter impulsos.

O desenvolvimento da inteligência emocional é um processo que se baseia numa seqüência de fatos biológicos, psicológicos e sociais, estreitamente inter-relacionados. A criança pode sofrer interferências negativas que prejudicam seu crescimento e convivência. O despertar da inteligência emocional torna as crianças capazes de entender seus sentimentos e assim reconhecê-los e agir positivamente na sociedade.

Meu projeto tornou-se um programa de palestras e/ou aulas para o estímulo da Inteligência Emocional dos estudantes (de 3 a 12 anos), professores e pais desde 1995. Cada palestra ou aula para professores decorre pelo tempo de 45’ a 60’ semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário