Sobre a Música e o Canto
1. A música deve estar tão unida às classes menores, como as flores, as gravuras e as histórias.
2. A música é indispensável, pois tanto a ginástica rítmica, como a ginástica imitativa e os bailados devem ser executados ao som de uma música.
3. A música dá à criança alegria e espontaneidade.
4. Ao iniciar ou finalizar uma atividade devem ser usados cantos alegres que motivem e excitem os movimentos das crianças.
5. Os cantos de ritmo suave e sentimental são apropriados para a hora de repouso, ou para acalmar a inquietude infantil.
6. Com um pouco de imaginação poderá criar jogos ou brinquedos que façam a criança espontaneamente cantar, dançar, etc.
7. A música, o canto e a dança são grandes instrumentos educativos que devem ser, freqüentemente, utilizados para desenvolver a capacidade de expressão, o sentimento artístico e a atividade criadora da criança.
8. A dramatização, com ou sem auxílio da música, de cenas da vida doméstica e da vida do Jardim de Infância desenvolve na criança o gosto literário e a aptidão para inventar.
9. Os recitais e os cânticos terão por objetivo o enriquecimento do vocabulário e o exercício da dicção.
10. O canto espontâneo, proporciona na criança, uma excepcional melhora em sua auto-estima, desenvolve sua auto-confiança, a torna mais serena e amável.
11. Cantigas de roda é um formidável instrumento para socialização, companheirismo, remoção da timidez infantil, quebra de ansiedade, despertar do sentimento de solidariedade.
12. Ao criar suas próprias letras para as músicas ou cânticos, ensina-se a criança o valor dos seus atos, tornando sua mente mais flexível, o que acaba por lhe proporcianar grande auto-confiança e capacidade de aceitar mudanças.
Atividades Diversas no Dia a Dia...
Sobre o desenho e a pintura.
1. O desenho é uma atividade espontânea na criança.
2. Desenhar é tão natural como tagarelar, cantar, ou assoviar.
3. A criança desenha simplesmente porque tem vontade de desenhar.
4. O Jardim-de-infância não é um curso primário ou básico em miniatura.
5. Um bom brinquedo deve ser isento de perigos, simples, fácil de limpar, durável.
6. Uma tesoura (sem ponta) é um dos brinquedos que mais agrada a uma criança de 3 ou 4 anos.
7. É necessário saber ser criança para poder brincar com as crianças.
8. O educador deve aproveitar todos os momentos para educar a linguagem e ampliar a experiência e vocabulário infantis.
9. Todas as oportunidades devem ser utilizadas para a iniciação matemática.
10. Deve-se preferir as atividades criadoras ao invés das dirigidas.
11. Por mais simples que seja uma tarefa, as comparações em relação ao desempenho individual, ou coletivo, devem ser substituídas por orientações que enfatizem o aperfeiçoamento.
12. Não há mal algum que os meninos brinquem com as bonecas, assim como fazem as meninas.
13. Os modernos pedagogos afirmam: "Se a menina cresce para ser mãe, o rapaz não virá um dia a ser pai?”
Algumas Brincadeiras de Alto Valor Didático.
Lembre-se que...
Compreendendo a criança... |
1. Brincadeiras de adivinhações são excelentes para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de idéias;
2. Brincar com água é uma necessidade para todas as crianças nervosas ou difíceis e altamente benéfico para as crianças em geral;
3. Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza;
4. Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e auto-domínio;
5. Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar;
6. Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.
7. Brincar de cuidar das plantas, regar o jardim, etc, são excelentes meios de despertar a sensibilidade ecológica, ou respeito à natureza, de todas as faixas etárias.
Histórias no Jardim da Infância.
Historinhas são tão importantes para a criança, quanto a necessidade de brincar.
Compreendendo a criança... |
A professora de jardim de Infância deve contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da turma, sendo que o número de repetições é ilimitado.
A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma.
Exemplo: A professora sabe, por informações dos pais, que uma das crianças do grupo tem problemas de alimentação; ela, então, poderá contar uma história do COELHINHO MANHOSO.
No preparo de um plano de trabalho atender-se-á a diferentes itens, dentre os quais:
1. Horário - Em jardim, com exceção das atividades em que a escola necessita que haja uma coordenação de horário das turmas (lavagem das mãos, merenda, higiene dentária, recreio, repouso), o horário não pode ser rígido.
As atividades deverão surgir do modo mais natural possivel e de acordo com as oportunidades.
A criança não deve sentir que há "hora da história". Para tal a professora deve usar todos os artifícios.
As atividades deverão surgir do modo mais natural possivel e de acordo com as oportunidades.
A criança não deve sentir que há "hora da história". Para tal a professora deve usar todos os artifícios.
2. Local e Arrumação - A professora poderá contar a história dentro da sala, no pátio, com as crianças sentadas nos degraus de uma escada, no jardim, etc.
Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para a professora de modo que todas vejam perfeitamente o livro, a professora dramatizando a história ou o material que está sendo usado
Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para a professora de modo que todas vejam perfeitamente o livro, a professora dramatizando a história ou o material que está sendo usado
3. Motivação - A criança não deve perceber que a professora deseja contar uma determinada história. Cabe a esta, pondo em jogo toda a sua habilidade, levar o interesse do grupo a um ponto tal que a história venha a ser solicitada pelo mesmo.
4. Apresentação da História - A professora precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.
A história deve ser contada com o auxílio do material (livro, desenhos no quadro negro, fantoches, gravuras, figuras dos personagens recortadas em cartolina, teatros de sombra e de vara, etc.) porque a criança de jardim precisa de algo concreto para poder seguir a sequência do que lhe está sendo contado.
Durante a história a professora pode, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: "... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho ... isso mesmo o padeiro."
Este artifício poderá também ser usado quando a professora perceber que houve um momentâneo desinteresse das crianças.
Este artifício poderá também ser usado quando a professora perceber que houve um momentâneo desinteresse das crianças.
5. Comentário - Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, a professora não deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.
Para isso, a professora, ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.
Exemplo: Numa história em que um cãozinho fala com pessoas de diferentes profissões, o assunto do comentário pode ser encaminhado para as "profissões" - as da história, outras que as crianças conheçam e algumas que a professora hábilmente lembra.
Fonte: Boletim do Depto de Educação Primária - DF
Comportamento social e atividades criativas.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Compreendendo a criança. Você sabia que... |
1. A criança se educa socialmente quando trabalha em grupo?
2. Quando a criança divide o seu trabalho com outros ou ajuda alguém, aprende a prática de hábitos de cortesia e ordem ?
3. Amando a criança compreenderá melhor suas fraquezas, tornando-se mais fácil sua educação ?
4. A bondade, aliada à firmeza, e não a rudeza de palavras, são um instrumento poderoso para conseguir a obediência da criança ?
5. Bons brinquedos e jogos inteligentemente dirigidos transformam o mundo da criança?
6. Dos quatro aos seis anos, a criança deve ter à sua disposição e em grande abundância, brinquedos e jogos de todo o tipo, que estimulem o seu espírito criador ?
7. Os materiais que estimulam a atividade criadora são papel em folhas grandes, papel de sêda, lápis, crayon, tinta, giz de cera, um quadro-negro, massas, brinquedos de recortes, caixas velhas de cartolina, etc, etc. ?
8. Os brinquedos que precisem ser puxados ou empurrados pela criança auxiliam-na a desenvolver o equilíbrio e aprender a andar e correr ?
9. Brinquedos de armar estimulam a habilidade ?
10. Brinquedos compostos de mais de uma parte, exercitam a coordenação do tato com a vista ?
11. Incentivá-las a dizerem o que estão sentindo, ajudam-nas a se expressarem melhor e torna-as mais humanizadas?
12. Quando são ensinadas a praticar a cortesia e a camaradagem, logo tornam-se naturamente mais sensíveis, mais serenas, menos ansiosas, mais reflexivas ?
Sobre o comportamento da Professora do Jardim.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Compreendendo a criança... |
1. O Jardim de Infância bem organizado contribue para a formação harmônica da criança em seus aspectos biológico e psíquico.
2. A Professora deve possuir sólidos conhecimentos de psicologia infantil e de didática especial.
3. A missão da Professora não é instruir, mas educar, criar hábitos, corrigir com suavidade e fineza.
4. No período em que a criança freqüenta o Jardim de Infância ela deve ignorar que está sendo educada e aprendendo, deve pensar que está somente brincando.
5. As atividades no Jardim de Infância devem ser tão bem conduzidas que a criança ao sair do Jardim deve recordar do mesmo com saudade.
6. A Primeira aptidão artística que se manifesta na criança é a musical, por esse motivo no Jardim de Infância deve-se cantar a toda hora e em qualquer ocasião.
7. As atividades manuais concorrem para a correção dos desajustamentos psíquicos motores.
8. A leitura de histórias desenvolve o grau de atenção e vocabulário da criança, preparando o terreno para a alfabetização.
9. Uma boa mestra aprende com os alunos antes de se propor a educá-los.
10. Pela observação, ela logo aprende sobre a índole de cada um, e assim, saberá o que pode melhorar, ou ao contrário, erradicar do seu educando.
11. Castigos são necessários para corrigir maus hábitos. Nessas ocasiões, deverá a educadora demostrar constrangimento, para que o mesmo perceba que cometeu uma falta ou excesso.
12. O castigo deverá ser sempre disciplinador e nunca punitivo.
Sobre a Iniciação à Matemática e aos Números.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Compreendendo a criança... |
1. Através das diversas atividades do Jardim, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.
2. Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
3. A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.
4. Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.
5. A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória .
6. É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
7. A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.
8. Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.
9. No Jardim de Infância a Professora deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e em pequenos grupos de crianças.
10. Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos dentro, ajuda a compreenderem o que vem a ser volume.
11. A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
12. Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade da criança.
Sobre o Desenvolvimento da Linguagem.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Compreendendo a criança... |
1. No Jardim de Infância a linguagem da criança deve ser melhorada para que possa exprimir seu pensamento claro e preciso.
2. A linguagem deve ser desenvolvida de forma direta e todas as oportunidades que surjam devem ser aproveitadas.
3. O meio mais apropriado para desenvolver a linguagem é através da história, em virtude da tendência inata da criança de ouvir contar histórias.
4. Quando a criança gosta de uma história e se interessa por algum personagem quer ouvi-la várias vezes.
5. As crianças dever sentar-se à vontade em semi-círculo; ao ar livre, ambiente calmo para ouvirem com interesse uma história.
6. Outro meio de desenvolver o vocabulário e aprimorar a pronúncia é a memorização de quadrinhas e poesias.
7. As quadrinhas aprendidas devem ser rememoriadas de vez em quando para não serem esquecidas.
Lembretes Importantes Sobre os Sentidos - O Tato. É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
1. A criança adquire noções concretas e exatas do mundo que a rodeia por meio de exercícios sensoriais. 2. Os jogos educativos destinados a exercitar os sentidos constituem um valioso auxiliar. 3. Nada melhor para exercitar os sentidos do que por a criança em contato direto com a natureza, fazendo-a observar as árvores, flores, pássaros, etc. 4. É útil o exercício que tem a finalidade de obter uma maior destreza e agilidade das mãos. 5. Entre dois e cinco anos é um período de desenvolvimento muito importante da vida humana. 6. Nesta idade a criança não só vê, escuta, como tem a necessidade de apalpar. 7. Para a criança não basta que lhe diga onde se encontra um determinado objeto, ela necessita vê-lo, apalpá-lo para tomar conhecimento de sua existência. 8. Para exercitar o sentido do tato nada melhor que a prática do modelado e do recorte. 9. Abotoar, amarrar, raspar, puxar, bordar, tecer, trançar, enfiar contas são excelentes exercícios. 10. Os jogos e exercícios sem auxílio da vista, isto é, com os olhos vendados são meios eficazes para identificar e distinguir superfícies ásperas e lisas, tecidos finos e grossos, lã e seda, forma e tamanho. 11. As atividades manuais estimulam e desenvolvem na criança a capacidade criadora de expressar seu pensamento. |
Lembretes Importantes Sobre os Sentidos.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Compreendendo a criança... |
1. Para desenvolver o sentido da vista é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade de cores;
2. A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo;
3. Para desenvolver a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir;
4. Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes, etc.;
5. A música ocupa papel de destaque entre as atividades aconselhadas para educação do ouvido;
6. Acompanhar com palmas, os diversos ritmos de uma música conhecida, é um excelente exercício;
7. Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança a reconhecer flores pelo seu perfume;
8. Para educar o gosto é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções tais como: Sal e açúcar - Laranja e limão - Doce, salgado e amargo;
9. Ensinar-lhes a apalpar diferentes texturas desenvolve e apura seu tato;
10. Incentivar que falem das suas emoções, mesmo que não saibam ainda do que se trata, ajudam-nas a compreederem seus sentimentos;
11. Todos esses exercícios são meios práticos de educação dos sentidos. Use sua imaginação, descubra outros!
Reflexões sobre uma Aula de Desenho e pintura. É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
1. Não se deve nunca fazer por uma criança, o que ela pode fazer por si só; 2. A criança reflete em todos os seus atos o ambiente em que vive; 3. Se a criança utiliza espontâneamente a mão esquerda para comer, jogar bola, segurar objetos, etc. ela é canhota; 4. Obrigar a criança a trabalhar e a comer com a mão direita é um erro grave; 5. Corrigir tal "defeito" pode trazer graves consequências como gagueira, timidez, repugnância geral pelo trabalho escolar, conflitos com os pais e mestres, insegurança geral, etc. 6. Os lápis e giz de cores são instrumentos de fácil manejo e de que a criança muito gosta; 7. A criança tem no desenho uma de suas atividades preferidas; 8. Através do desenho, a criança desenvolve sua capacidade de observação, a coordenação motora, o gosto artístico, adquirindo conhecimentos úteis e bons hábitos de camaradagem, disciplina e amor ao trabalho; 9. O desenho de imaginação é o mais indicado, sendo preferível o espontâneo; 10. Deverá haver, na sala de aula, à disposição das crianças, que deles se utilizarão livremente, de acordo com a preferência ou o interesse do momento, papel liso, em folhas grandes e espessas, lápis e giz de cores, estôjos de aquarela, quadro negro, cavaletes, brochas e pincéis. |
Reflexões sobre atitudes que lapidam o comportamento.
É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...
Compreendendo a criança... |
1. A reflexão é uma qualidade indispensável a qualquer educador.
2. Quem educa deve saber o que quer.
3. Quem educa deve conhecer o educando.
4. Deve ser firme e suave e que uma ordem justa, quando dada, deve ser mantida.
5. As perguntas das crianças devem ser sempre respondidas com a verdade.
6. Deve esforçar-se em conseguir que as crianças pratiquem o bem pelo bem e não com a intenção de receber prêmio ou por exclusivo temor ao castigo.
7. Deve acostumar as crianças a falar com naturalidade e para isto, é aconselhável estimular, entre elas, o relato de suas obervações e experiências.
8. Deve levar as crianças a agir por si mesmas, a resolverem, tanto quanto possível, sozinhas, suas situações difíceis.
9. Permanecendo numa posição de espectativa está cooperando para que as crianças possam agir sozinhas e se tornem mais independentes.
Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.