segunda-feira, 22 de março de 2010

signifacado da páscoa

O significado da Páscoa...


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.


Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.


No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

quinta-feira, 18 de março de 2010

sessão pipoca: O mágico de Oz.

O texto a seguir é um trecho extraído de uma reportagem da revista Nova Escola referente a utilização de filmes e seriados como recurso pedagógico.
"a TV deve servir para passar filmes e seriados que não estejam ao alcance da maioria e ser uma ferramenta de aprendizagem.
Para aproveitar o instrumento como parceiro na creche ou na pré-escola, o educador precisa garantir que aquela programação faça parte da proposta pedagógica. "
No projeto minha cidade, espaço de vivência,resolvi apresentar para as crianças uma novidade e passar um filme que eles,com certeza nunca tiveram a oportunidade de ver:O mágico de Oz.
Esquecendo um pouco todos aqueles valores de que o filme é repleto e a iniciativa de levar um pouco de cultura aos alunos, destaquei com importância ao projeto; o amor pelo lar e pelas pessoas que morram lá,a cidade como local onde moram as pessoas e os meios de transportes utilizados no filme;a carruagem e o balão.
Eles simplismente amaram!
Adoraram todas aquelas cores ,as figuras que eles não conheciam,os anoes,a bruxa boa!
Cada vez que a bruxa má aparecia os olhinhos vidravam na tela...
E as árvores falante então...Um sucesso!!!Duas horas de filme e todos empolgados do começo ao fim...
Porém o que me encantou mais ainda aconteceu no dia seguinte,quando resolvi pedir para que as crianças contassem o filme para um coleguinha que não veio na aula no dia da exibição...Eles todos foram contando o filme com detalhes de nomes e serguência de acontecimentos,o que um não lembrava outro logo ajudava e completava...
Desse modo só tenho uma conclusão,valeu muito a pena e obrigada senhor!!!
Bjx até a próxima

Bonequinha de areia e tnt

Essa atividade foi feita para o projeto minha cidade;espaço de vivência,trabalhando o tema de diferentes construções e o material utilizado.Comecei aatividade com a caixa mágica ( da novidade)levei um pouco de areia dentro de um saquinho plástico ( pois a areia é um material de construção)depois que as crianças descobriram o que havia dentro da caixa,levamos a areia para dentro da sala e enchemos saquinhos individuais.
Enrrolamos e cobrimos com tnt branco e depois pintamos com guache.
colamos rostinhos feitos em eva e colamos lã para os cabelos.
Ficou lindinho as crianças adoraaaram e levaram para casa  a bonequinha que fizeram.
BJX

Navegando na creche.

Olá amigas essa atividade foi bem legal de ser feita...
O projeto foi o minha cidade,espaço de vivência,onde foram trabalhados itens como moradia,tipos de construções ,o que é proprio de casa ,o que é proprio da rua e meios de transporte,cuidados com o trânsito.
Resolvi fazer uma atividade diferente para trabalhar os meios de transportes e então levei uma piscina inflável pequena ,fizemos barquinhos com folhas de revistas e fomos para área externa da creche e colocamos os barquinhos na água, as crianças tiveram que assoprar para fazer os barquinhos navegarem e ganhar a corrida.
eles adoram !!!A brincadeira durou até os barquinhos começarem a derreter.

terça-feira, 9 de março de 2010

LIMITES NOS PEQUENOS DITADORES OU EM SEUS MODELOS?

LIMITES NOS PEQUENOS DITADORES OU EM SEUS MODELOS?
A cada dia vivenciamos fatos resultantes do deficitário comportamento social dos nossos jovens ,uma complicada deficiência resultante da perda do saber “quando parar” ,”qual é o meu limite”, “qual é o seu limite “e principalmente quais são as minhas referências.
Lembro que a poucos anos atrás palavra de mãe e pai não eram questionadas e que seus olhares falavam expressivamente.Hoje , inexperientes e relutantes ao antigo regime autoritário familiar optamos pela jovem democracia,mas será que estamos preparados para esta educação contemporânea?
Em nossa rotina de Escola Infantil , vimos pais que sem argumentos atendem as exigências de seus filhos chantageados pelas lágrimas destes , lágrimas que logo desapareceram quando alcançam seus objetivos , pequenos ditadores que por vezes ameaçam suas professoras como:...vou contar pro meu pai e tu vai vê...,ou...minha mãe vai te dá um pau em ti.Eis a pergunta que não se faz calar.Quem são estes modelos que dão base a está educação democrática?
São estas questões que levam a escola firmar junto a família a necessidade de repensarmos e responsabilidade da instituição família,que tentando acertar buscou usar de um sistema complexo que exige modelos,escuta constante,posições definidas e principalmente respeito que consequentemente leva aos limites.
Estejamos nós pais,atentos,pois são eles os ditos LIMITES que sustentam e protegem nós humanos da degradação social familiar.
Comentem!!!!!